terça-feira, 9 de setembro de 2008

Invisibilidades II

Olá caros leitores, espero que a essa altura já tenham lido Black Hole! Hoje vir dar uma grande notícia, aliás, maravilhosa para quem não pode comparecer a última edição da Fantasticon. Esse ano será realizada a segunda edição do Invisibilidades, desta vez sobre a curadoria do jornalista e escritor Fábio Fernandes. O objetivo do evento é mais do que lógico: presentear os amantes da ficção científica (e por que não os leitores de ficção fantástica também, não é?) com muita ficção científica e debates do gênero. É claro, será também uma boa ocasião para mostrar para "aquele amigo" ou "aquela prima" ou ainda "aquele tio" a importância do gênero em escala nacional, quebrando certos preconceitos de que a ficção científica brasileira não existe. Segue abaixo a programação retirada do site Invisibilidades.

Sábado (20/09)

17h30 Por uma Ficção Científica Pós-Moderna

Para mapear a produção de ficção científica brasileira atual, escritores que estão começando a despontar, como Antônio Xerxenesky e Octavio Aragão, dialogam com autores experientes, como Nelson de Oliveira e Max Mallman.

Participantes:

Antônio Xerxenesky é editor e autor do weird western Areia nos Dentes .

Max Mallmann é escritor e roteirista de TV e autor de Síndrome de Quimera e Zigurate, este último concorreu ao Prêmio Jabuti, foi publicado na França e está sendo adaptado para o cinema no Brasil.

Nelson de Oliveira é escritor, ensaísta, diretor de arte e autor de Os Saltitantes Seres da Lua e Subsolo Infinito. Em 1995, seu livro Naquela Época Tínhamos um Gato recebeu o Prêmio Casa de las Americas.

Octavio Aragão é designer gráfico, escritor, autor do romance A Mão que Cria e criador do blog Intempol.

Mediação: Gerson Lodi-Ribeiro é escritor e autor de O Vampiro de Nova Holanda e Outros Brasis. Atualmente trabalha com o game de ficção científica Taikodom.

19h30 Publicar uma Nova Ficção Fantástica no Brasil – Existe Espaço?

Debate com editores de livros e de revistas digitais de várias regiões do país sobre a viabilidade editorial e comercial de se publicar literatura fantástica de autores nacionais.

Convidados:

Ana Cristina Rodrigues é historiadora, professora e escritora. Preside o Clube de Leitores de Ficção Científica e coordena a Fábrica dos Sonhos, um coletivo de autores de gênero. Atua como editora virtual, com o zine Somnium, o blog Letra e Vídeo e a editora Fábrica dos Sonhos.

Ednei Procópio é diretor da Giz Editorial, que publica obras de literatura fantástica, como Trevas , Renascimento, Getsêmani e Amor Vampiro. A coleção Universo Fantástico e o site homônimo, também são frutos de seu trabalho nessa editora paulista.

Jacques Barcia é jornalista, escritor, editor da revista digital Kalíopes – voltada para a fantasia pós-moderna – e co-editor da revista digital Terra Incógnita, com foco em ficção científica. É co-autor do blog Post-Weird Thoughts, escrito em inglês.

Richard Diegues é escritor, editor, autor dos livros Sob a Luz do Abajur e Magia – Tomo I, e co-autor da série de livros Necrópole, além de organizador do livro Visões de São Paulo – Ensaios Urbanos e editor da Tarja Editorial.

Samir Machado de Machado é editor da Não Editora, organizador da coletânea de contos fantásticos inéditos Ficção de Polpa e responsável por livros como Areia nos Dentes, de Antônio Xerxenesky.

Mediação: Sílvio Alexandre é organizador do Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica e membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMix, o principal prêmio dos quadrinhos no Brasil. Criou e dirigiu várias coleções de literatura fantástica.

Domingo (21/09)

16h Por uma Crítica de Ficção Científica no Brasil: Primeiros Passos

Mesa sobre a produção acadêmica relacionada à ficção científica no Brasil, em particular a partir de 2000. Neste novo século, despontaram os primeiros artigos e livros sobre a relação entre ficção científica e cibercultura.

Convidados:

Adriana Amaral é professora, doutora pela PUC/RS e autora de Visões Perigosas: Uma Arquegenealogia do Cyberpunk.

Alfredo Suppia é professor, doutor pela Unicamp e pesquisador do cinema brasileiro de ficção científica.

Rodolfo Londero é mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso, pesquisador da área de cibercultura e co-editor de Volta ao Mundo da Ficção Científica.

Mediação: Rodolfo S. Filho é jornalista, tradutor, escritor e autor de um dos blogs mais antigos e renomados da web brasileira, o Leituras do Dia. Colaborou para a revista Superinteressante, entre outras.

18h Ficção Científica Brasileira: Passado e Presente do Gênero no Brasil

Debate com os três dos maiores nomes da literatura de ficção científica do Brasil que se destacaram entre os anos 1980 e 1990. Esta mesa busca promover a troca de idéias sobre suas incursões no mundo da literatura, da música, do ciberpunk, além de abordar projetos futuros.

Convidados:

Bráulio Tavares é escritor, compositor e autor de A Espinha Dorsal da Memória e O que é Ficção Científica.

Fausto Fawcett é cantor, compositor, escritor e autor de Santa Clara Poltergeist e Favelost.

Guilherme Kujawski é jornalista, escritor e autor de Piritas Siderais e Borba na Infolândia , este em parceria com Sérgio Kulpas.

Mediador: Sérgio Kulpas é jornalista e escritor.

20h30 Pecha Kucha Night São Paulo

Domingo (21/09)

10h às 15h30 oficina: A Escrita em Ficção Científica Brasileira

A oficina será ministrada por Roberto de Sousa Causo , organizador das antologias Histórias de Ficção Científica e Os Melhores Contos Brasileiros de Ficção Científica , além de coordenador editorial do selo Pulsar, da Editora Devir.

***

Nem preciso dizer que possivelmente estarei lá! Se precisarem de mais informação sobre o evento, que será realizado na Av. Paulista, na altura do Paraíso, no Itaú Cultural, acessem o próprio site do evento Invisibilidades. Vale lembrar também que a entrada é FRANCA, por isso não percam a oportunidade. Até a próxima!

Nenhum comentário: