quinta-feira, 26 de junho de 2008

Tigres de Areia

Desde que comecei a levar a escrita como algo sério, vi que os horizontes para ela podem ser amplos. Sempre fui um fã assíduo de fantasia, sempre; isso talvez por ter tido contato com RPG muito cedo, o que me levou a conhecer Forgotten Realms, Tormenta e Holy Avenger, por exemplo. A idéia de escrever um livro, podendo inserir histórias fantásticas nas cabeças dos meus "futuros leitores" sempre me pareceu excitante, mesmo quando não tinha base sequer para uma redação mais elaborada. O tempo passou e os livros que li, as pessoas que conheci e os meios em que tive o prazer de estar, me mostraram que nada é tão simples assim, para qualquer objetivo é preciso de esforço, dedicação e um bom conhecimento. Minha primeira iniciativa foi criar um lugar onde eu pudesse colocar minhas poesias para que outros leitores criticassem-na, isso foi quando surgiu meu extinto blog Poesia Morta. Poesia sempre foi uma paixão minha; paixão que se tornou absoluta quando descobri que a forma da poesia pode ser direta, mas ainda assim expressar tantos, ou mais, sentimentos que uma prosa. Apesar de tudo, ainda não me sentia satisfeito o bastante.

Recomendações de colegas da Escritores de Fantasia, há um bom tempo atrás, indicaram que o melhor modo de um aspirante a escritor começar a ter noções da estrutura de um texto, seria escrevendo contos. Contos são interessantes por sua estrutura rápida, objetiva e muitas vezes chocante. A princípio detestei a idéia: escrever uma história em poucas páginas não me era agradável, parecia mais um sacrifício. Após quebrar a cabeça com textos longos e carregados, decidi investir mesmo em contos e foi aí que surgiu uma nova paixão; paixão que tive o prazer de dividir com um grande amigo meu que também aprecia a arte dos contos (mais especificamente os micro-contos).

Conversas de MSN, teorias sobre como poderia surgir uma nova escola literária, discussões sobre autores e a constante troca de textos, permitiram que surgisse o blog Tigres de Areia. O blog, que na verdade é um projeto que ainda dará frutos, basicamente apresenta textos meus e do meu amigo Willian Sertório. Como somos admiradores da Mojo Books, resolvemos também colocar os contos que mandamos para lá (e que felizmente verifiquei que estão na lista de análise), assim não desperdiçamos nenhum material que passou de "MSN a MSN". Não posso revelar ainda quais são as pretensões do blog, pois ele necessitará de alguns elementos fundamentais para funcionarem (de qualquer forma, todas as novidades serão devidamente colocadas por lá).

Bom, fica aqui a dica de leitura. Sintam-se a vontade para entrarem lá e criticarem como bem entenderem, afinal, nós dois precisamos de uma avaliação rigorosa além da nossa própria.

Também gostaria de avisar que estarei de mudança (não de blog, mas de casa mesmo), por isso é possível que eu fique sem internet por uma semana; espero que entendam a falta de artigos nessa primeira semana de Julho. Até mais pessoal!

5 comentários:

Fabulário Blog disse...

Curti o novo Blog Cézar!
Aliás, a ilustração que vocês escolheram para a laterl é muito boa (mas eu não sei se comeria aquilo!

Mas eu acho que letra branca no fundo preto é muito cansativo de ler. Experimentaria fazer o "negativo" das cores do site.

A idéia de ter uma imagem para cada conto também é legal, mas as postagens tem que estar mais bem separadas - mesmo com as imagens fica difícil saber conde começa um e termina o outro)

Abraços!
Luiz,
do fanzine Fabulário

Lögenthrór disse...

Saudações,
O Blog está com um lay out novo, pelo menos ouve um 'remake' do lay out e da forma gramatical empregada nos textos; excelente blog! Me apaixonei pelo Tigres de Areia, que boa descrição foi dada no primeiro parágrafo!
Hmm...eu escrevia faz um tempo...mas perdi o jeito pois não leio muito; sem tempo.
xerife_da_desert@hotmail.com
se você quiser, podemos trocar idéias...que tal?
Até!

Shar'Myth disse...

Olá,
Vejo que tal é um blog sobre os livros, a ficção, em fim, tudo que há de bom neste mundo ( infelizmente vem a ser pouca coisa)..
Gostei do Tigres de Areia, os seus outros artigos e algumas peculiares notícias...parabéns!!
Hmm...infelizmente estou ocupado por estes dias...mas..dá pra passar seu msn?
Por favor, assim nós conversaremos sobre uma coisa XD..
até,

Unknown disse...

Parabéns ae pelo blog cara, curti os textos. Vcs estão interessados em parceria? sou dono do heavyhq.org


Abraço. Rafael.

Anônimo disse...

yo...sou um leitor rescente de seu BLOG...comecei a ler livros msm a pouco tempo(sendo obrigado pela minha mãe é claro)agora com 17 anos não foi dificil para que me apaixona-se pela ficsão e fantasia que encontro nos livros(obrigado Harry Potter ^_^).

atualmente estou lendo "A cidade do sol,khaled hosseini" fujindo um pouco dos meus preferidos ,que envolvem fantasia e tals

mas atualmente tempo me mander a par dos posts daqui e apartir de agora com os posts do "tigres de Areia"(otimo blog,embora não goste do branco no preto também talves o velho preto no branco seja pra sempre o melhor msm =\)

VLW por toda essa divulgação de informação do blog...ja li guase tudo,ferias neh =D
vou me manter sempre por aqui, VLW abrassos e abrassos e boa sorte!