quinta-feira, 9 de julho de 2009

Steampunk pelas mãos da Tarja Editorial

Em um período de crescimento no campo da literatura nacional, onde diversos autores iniciantes têm sido publicados, possuindo público-alvo e criando espaço para que outros escritores possam ter a mesma chance, muitas novidades têm aparecido. Tudo bem que essas "novidades" já não são tão novas assim, tendo como referência o mercado editorial estrangeiro, porém são essenciais para mostrar o poder da criatividade do brasileiro, expandir o campo da literatura, difundir novas idéias e conquistar muitos leitores. A Tarja Editorial surgiu há pouco tempo, mas já tem demonstrado seu diferencial ao publicar literatura de gênero, algo que tem sido fundamental para novos escritores e apreciadores vorazes como eu.

O lançamento dessa vez será do livro Steampunk - Histórias de um Passado Extraordinário, uma coletânea de histórias dentro desse subgênero com a participação de nove autores de peso, são eles: Alexander Lacaster, Antonio Luiz M. C. Costa, Claudio Villa, Flávio Medeiros, Fábio Fernandes, Gianpaolo Celli, Jacques Barcia, Roberto de Sousa Causo e Romeu Martins. É interessante ressaltar que essa é a primeira obra com conteúdo nacional do gênero a ser lançada no Brasil, prato cheio tanto para os novos leitores, quanto para os apreciadores que querem ver no que vai dar esse tempero tupiniquim.

Steampunk é um subgênero da ficção científica, mais precisamente do cyberpunk, que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90 nos Estados Unidos. Sua idéia é ambientar histórias cuja tecnologia foi alcançada mais cedo, porém sendo aplicada com os recursos da época, no caso teríamos aviões e robôs a vapor, computadores de madeira e muitas outras engenhocas que se apropriam desse fundamento. Normalmente é ambientada em um cenário vitoriano e consequentemente possuindo um plano histórico modificado. O gênero Steampunk é um terreno fértil e pouco explorado por diversos escritores, acredito que o livro dará a muitos uma oportunidade de expandir a criatividade e fugir do lugar-comum que se tornou escrever sobre fantasia medieval.

O lançamento será realizado no dia 26 de Julho, às 11:00, na Fantasticon 2009, organizada na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa, Rua Sena Madureira , n° 298, bairro Vila Mariana, São Paulo.

12 comentários:

Jonatas Tosta disse...

COMO SEMPRE SEU BLOG VENCENDO PELA QUALIDADE!

Juninho disse...

Olá, vou deixar um convite para vc compartilhar seus textos conosco.

http://www.livroetudo.ning.com

Mensageiro Obscuro disse...

Que bom que agora temos mais um lançamento literário interessante. Torço pelos escritores nacionais, aqui temos gente muito talentosa mesmo.

Remover o captcha daqui seria bom.

Mensageiro Obscuro disse...

Quero virar seguidor do seu blog, falta essa opção aqui.

Blog Dri Viaro disse...

Oi, vim conhecer seu blog, e desejar bom fim de semana
bjss

aguardo sua visita :)

Alexandre Lancaster disse...

A propósito, é "Lancaster" não "Lacaster". ;)

falando de qualquer coisa disse...

Comecei a frequentar o blog ontem, mas ja li boa parte dos post's que são bem elaborados sem ficarem cansativos. Na verdade li a maioria dos post's quase como se fosse um livro..


Eu fiquei curioso pra saber uma coisa, ja que voce e tão fan de fabulas/fantasias e afins, ja leu um quadrinho chamado "Fabulas" de Bill Willingham ?!

pedro sp disse...

Gostei do seu blog, voce ja ficou sabendo dos boatos que sera lancodo um livro de fantasia por um brasileiro que ficou 3 anos em londres para poder terminar o livro que se chama FILHOS DE ANJOS..

http://bomparaler.wordpress.com esse e o site do autor ainda nao foi dito a data, mais que ja esta dando o que falar...

Thomas Anerd disse...

Enfim man, os artistas nacionais (e aqui falo dos que produzem arte independente)estão ganhando cada vez mais espaço e apoio, ganhando, finalmente, o merecido reconhecimento.

Estou levando o banner do blog para divulgar no meu, quando der passa lá...

http://mentearcana.blogspot.com.br/

Ingrid Silva disse...

Bom, vou ser bem direta... além de estar aqui apreciando seu blog, também estou para fazer-lhe uma proposta.

Uns amigos e eu nos unimos para montar um projeto que ajude na divulgação de nosso trabalho. Há muito que venho observando a individualidade dos escritores amadores e blogueiros, e acho que isso é errado.. rs. Nada melhor que nos unirmos num só grupo e sairmos por ai divulgando a boa literatura.

Acabamos de montar um blog coletivo: http://asurrealidade.blogspot.com.br/

Somos 5 autores no momento, mas queremos mais apoio para fazermos um barulhão por ai...

Usamos o blog para postarmos o que queremos; nosso trabalho literário. E assim o divulgamos com mais força... essa é a ideia básica. No entanto, temos a pretenção de criarmos algo juntos, um novo universo, onde todos que estão conosco contribuirão..

Aqui está o facebook do nosso editor, caso se interesse : http://www.facebook.com/eric.ribeiro.5

Meu email: cdf332@hotmail.com http://www.facebook.com/IngridSilvercraft

Sou autor do ''A www.literata.wordpress.com''

Ficaremos contente caso aceite, caso não tenha interesse, não terá problema... vc é bem-vindo (a) para nos seguir.(palavras de eric ribeiro)

Até mais!!

Marcelo disse...

Steampunk de cu é rola, bando de viados.

Anônimo disse...

Olá

Sei que vc já não tem tempo ou vontade de postar no seu blog.

Mesmo assim, sei que você gostaria de compartilhar seus pensamento na web.

Estou convidando você para se tornar colaborador no meu blog.

Vida longa e próspera!
http://scantorrents.blogspot.com.br/