quinta-feira, 7 de maio de 2009

Lançamento de Balaiada: A Guerra do Maranhão


A guerra da balaiada, que completou 170 anos no ano passado, foi uma das maiores e mais representativas rebeliões registradas no Maranhão, ganhando repercurssão por todo o país. Problemas econômicos e questões políticas deram início à guerra, posteriormente assumida pelas classes mais afetadas: vaqueiros, artesãos, escravos fugitivos, desertores das forças armadas, quilombolas e sertanejos.

Em 1838, o conflito foi iniciado quando Raimundo Gomes, chefiando um grupo de vaqueiros, retirou da cadeia seu irmão e outros homens detidos para prestar o serviço militar. Em seguida juntaram-se aos manifestantes o fabricante de balaios Manuel Francisco dos Anjos e Cosme Bento, um ex-escravo líder de cerca de 3 mil escravos fugidos.Logicamente a revolta não foi tratada com delicadeza pelo governo, sendo enviado o comandante Luis Alves de Lima e Silva, liderando uma tropa de 8 mil homens, para controlar a situação.

É nesse clima de manifestação popular e luta pela melhoria social que o roteirista Iramir Araújo se inspirou para concluir sua obra Balaiada: A Guerra do Maranhão se inspirou para concluir sua obra , com arte de Ronilson Freire e Beto Nicácio. Após diversos atrasos na publicação, finalmente o álbum em quadrinhos será lançado ainda nesse mês. A iniciativa tem como objetiva mostrar novos ângulos sobre o importante acontecimento histórico e despertar o interesse de jovens estudantes.

2 comentários:

Maybe another Mr. Nobody disse...

Olá, antes de tudo parabéns pelo blog. Fiquei muito interessado na obra e gostaria de saber como faço para adquirí-la aqui em Vitória ES!

Anônimo disse...

também achei interessante, e também gostaria de saber como adquirir o quadrinho, obrigada