segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Papai Noel

Já há algum tempo não posto mais sobre criaturas mágicas e misteriosas, mas ontem, depois de assistir ao filme Expresso Polar, lembrei vagamente de uma vez quando ouvi falar da verdadeira origem da lenda do Papai Noel. Pesquisei um pouco sobre o assunto na Internet e decidi colocá-los aqui.

A lenda do Papai Noel foi inspirada em uma pessoa real, mais exatamente São Nicolau, que viveu há muitos séculos atrás. Embora tenha sido um dos santos mais populares do cristianismo, atualmente poucas pessoas conhecem sua história. Ele viveu em Petara(Patara), região na Ásia Menor, onde hoje existe a Turquia. A história diz que ele nasceu no ano de 350 e viajou para o Egito e Palestina ainda jovem, onde se tornou bispo. Durante o período da perseguição aos Cristãos pelo Imperador Dioclécio, ele foi aprisionado e solto posteriormente pelo sucessor Constantino, o Grande.

Em meados do século VI, o santuário onde foi sepultado transformou-se em uma nascente de água. Em 1087 seus restos mortais foram transportados para a Cidade de Bari na Itália que se tornou um centro de peregrinação em sua homenagem. Milhares de igrejas na Europa receberam o seu nome e a ele foram creditados vários milagres. Uma das lendas conta que ele salvou três oficiais da morte aparecendo para eles em sonhos.

Sua reputação de generosidade e compaixão é melhor exemplificada na lenda que relata como São Nicolau salvou da vida de prostituição três filhas de um homem pobre. Em três ocasiões diferentes o bispo arremessou uma bolsa contendo ouro pela janela da casa da família abastecendo, desta forma, cada filha com um respeitável dote para que pudessem conseguir um bom casamento. São Nicolau foi escolhido como o santo patrono da Rússia, da Noruega e da Grécia. É também o patrono das crianças, dos comerciantes e dos marinheiros.

A transformação de São Nicolau em Papai Noel começou na Alemanha entre as igrejas protestantes; sua imagem passou definitivamente a ser associada com as festividades do Natal e as costumeiras trocas de presentes no dia 6 de Dezembro (dia de São Nicolau). Como o Natal transformou-se na mais famosa e popular das festas, a lenda cresceu. Em 1822, Clement C. Moore escreveu o poema A Visit from St. Nicholas, retratando Papai Noel passeando em um trenó puxado por oito pequenas renas, o mesmo modo de transporte utilizado na Escandinávia (onde, por um acaso, existia um mago bondoso que vivia na floresta e na época de Natal presenteava as crianças comportadas), usando barba branca e com bochechas rosadas. O primeiro desenho retratando a figura de Papai Noel como conhecemos nos dias atuais foi feito por Thomas Nast e foi publicado no semanário Harper's Weekly no ano de 1866.

Papai Noel, com o passar do tempo, tornou-se símbolo POP, sendo o Natal uma tradição em muitos locais do mundo. Em alguns livros de fantasia ele até dá as caras, como n’As Crônicas de Nárnia. É uma infelicidade que nos tempos atuais as épocas natalinas sejam apenas mais uma contribuição para o capitalismo exacerbado. Aqui seguem alguns links interessantes:

Ilustrações do Papai Noel por vários artistas (de 1866 à 1931)
Ilustrações de Thomas Nast no Harper's Weekly
São Nicolau de Mira - Wikipédia

Até a próxima!

Nenhum comentário: