quarta-feira, 28 de novembro de 2007

300

Impressionante, pela primeira vez neste blog eu postarei algo sobre quadrinhos, uma das minhas paixões. É claro que os que colocarei aqui serão apenas os ligados diretamente a fantasia, portanto nada de Watchmen ou V for Vendetta. Para dar início, nada mais plausível que postar o quadrinho sobre os memoráveis espartanos de Frank Miller, história que na minha opinião só perde para a originalidade de Sin City.

300 conta a história do rei Leônidas, que ao convocar seus trezentos melhores homens, enfrenta a invasão do descomunal exército pérsia, liderado pelo rei Xerxes, dando início a famosa batalha das Termópilas. Com um roteiro bem esquematizado e belíssimos desenhos, Frank Miller consegue prender o fôlego de qualquer leitor, do início ao final. Ainda que a história apresentada nessa graphic novel não retrate exatamente como a ocorrida em 480 a.C., ela vale a pena cada quadrinho.

Abusando de cortes, texturas, silhuetas e expressões de movimento, Miller dá aos combates um tom de ultra violência e ferocidade. O seu trabalho sempre foi muito elogiado quanto ao design arrojado de suas páginas e a força da sua composição. Acaba que o conjunto da página ganha o leitor e não apenas o desenho em si; detalhe que as páginas são duplas, transformando a leitura tradicionalmente vertical em horizontais. Um trabalho audacioso de um escritor mais audacioso ainda. Vale a pena conferir!

Fórum Anime AG Network (com o download das 5 edições)

E antes que me esqueça, é recomendável usar o programa CDisplay para obter uma leitura mais agradável! Aliás, para quem curte Neil Gaiman, em breve vou disponibilizar algo sobre a sua série Os Livros da Magia. Até mais!

2 comentários:

Fabulário Blog disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Poxa, mas 300 do Frank Miller é tão ficção em relação à guerra do peloponeso quanto Watchmen/V for vendetta é para a contemporaneidade. Pode ser é mais fantasioso.

Enfim, apenas um argumento em defesa de postar sim sobre esses quadrinhos :)


(ah, sim e aqui é apenas uma pessoa que encontrou seu blog ao acaso e gostou.)