terça-feira, 6 de novembro de 2007

Tempo para Escrever

"Eu gosto de escrever, mas não tenho tempo!". Se eu recebesse um dólar para cada vez que escuto esta desculpa, seria uma mulher rica. Ninguém tem tempo para escrever. Escrever bem requer sacrifício, dedicação, trabalho duro e prática. Infelizmente prática requer tempo.

Meu sonho tem sido sempre o de escrever em período integral, mas por causa de um simples detalhe, este sonho está longe. Eu não tenho tempo livre e arranjar tempo para me dedicar à escrita é uma luta. Escrever durante o dia é quase impossível. Eu trabalho em período integral em programação de computadores e gasto muito do meu dia lidando com o tédio do escritório. No meio de chamadas telefônicas, papéis e problema com computadores meu impulso criativo desaparece.

Quase sempre eu chego em casa à noite, cansada, frustrada e geralmente tensa. A última coisa que eu desejo fazer é sentar em frente de um computador por umas horas a mais. Além disto, eu terei que ludibriar meu filho para ele jantar e convencê-lo que tomar banho é divertido. E estas são apenas duas das principais tarefas. Quando eu realizo isto, estou ainda cheia do trabalho e gasto o meu tempo jogando ou lendo histórias para o meu filho para relaxar. Quando ele vai finalmente dormir eu geralmente estou exausta, mas ainda quero escrever. Então, eu me vejo com duas opções: ou levanto umas horas antes na manhã seguinte, ou luto contra a exaustão e fico acordada. Desde que, há muito tempo atrás, fiz uma promessa de não assistir
o sol nascer, eu fico acordada e dedico o tempo entre as 10 horas da noite até uma hora da madrugada para escrever.

Durante estas horas eu desligo a TV, escuto música instrumental e, quando estou realmente séria, desligo a Internet. Deixar de navegar enquanto escrevo é difícil, mas se eu quero realmente atingir meus objetivos, tenho que fazer.

Quando eu dedico este período de tempo para escrever, eu também decido escrever todos os dias. Minha meta diária é de 1000 palavras (creio que mais ou menos duas páginas destas). Às vezes eu faço mais e outras vezes eu tenho sorte de atingir este número. Escrevo quando estou cansada ou doente. Escrevo quando estou sem inspiração e quando o mundo a minha volta esta caindo em pedaços. Com cada palavra eu mantenho o sonho de escrever em período integral brilhando na minha frente. Ele está encarnado em um cartão na minha mesa de trabalho que diz: "Mantenha a fé, mantenha a esperança viva". Não permito que eu mesmo arranje desculpas, porque se eu fizer, terminarei pegando um livro ou navegando na Internet, e minhas histórias ficarão esperando.

Eu ranjo os dentes toda a vez que ouço as palavras "Eu não tenho tempo para escrever". Especialmente quando eu vejo que as pessoas enviam infindáveis mensagens e gastam horas e horas em Chats. Quando ouço estas palavras eu gostaria de responder: "Você não tem tempo para escrever, mas eu acho tempo para escrever. E se eu posso achar tempo, qualquer um pode". Escrever todo dia pode não ser possível, especialmente para estudantes, mas assumir o compromisso de escrever 2 ou 3 dias por semana por uma hora por dia é uma possibilidade.

Eu seria capaz de apostar que há uma hora livre em cada dia. Desistindo de assistir aquele noticiário noturno (quem precisa deles?), ou aquele seriado, ou ainda aquela novela; liberamos uma hora. Sacrificando uma hora de sono liberamos uma hora. Existem 24 horas em um dia e eu estou certo que cada uma delas é usada para o trabalho, família ou outras responsabilidades. Não escrever porque não há tempo não é uma desculpa, é um modo claramente disfarçado de dizer "Eu não quero escrever!".

- Vicky McElfresh (tradução de Claudiney Martins para Fábrica dos Sonhos)

Achei interessante colocar este texto aqui, justamente pela temática: o enorme número de pessoas que deixam de escrever por acharem que não tem tempo para tal. Muitos escritores se imaginam nessas palavras; escrever tem se tornado um hábito difícil de manter, difícil a ponto de exigir certos sacríficios pessoais para evitar a morte de um grande sonho, que no caso é publicar um livro. Que fique esse texto apenas como uma mensagem para aqueles que já publicaram, os que lutam para escrever e aqueles sonhadores, que um dia irão de colocar suas idéias no papel.

Nenhum comentário: