domingo, 18 de novembro de 2007

Gilgamesh

Antes da Odisséia de Homero, antes das histórias egípcias, vindo do tempo dos sumérios, veio o quase imortal Gilgamesh, o guerreiro que através de 12 simplórias tabuletas de argila conseguiu vencer as barreiras do tempo e se tornar a primeira história escrita da humanidade. A Epopéia de Gilgamesh foi escrita em sumério cerca de 2.600 a. C. As tabuletas com as inscrições em cuneiforme (escrita desenvolvida pelos habitantes da Mesopotâmia) sobreviveram muitos séculos e foram encontradas entre 669 e 626 a.C. na biblioteca particular de Assurbanipal.

Gilgamesh foi um rei e herói legendário da cidade-estado de Uruk, Mesopotâmia (região onde hoje se encontra o Iraque). De acordo com a lista dos reis sumérios, Gilgamesh foi o quinto rei de Uruk, da primeira Dinastia, filho de Lugalbanda. Diz a lenda que ele era 2/3 deus e 1/3 humano, e por isso era capaz de grandes feitos sobre-humanos. Na história Gilgamesh precisa enfrentar um ser feito à sua réplica, chamado Enkidu. Ele é o deus da vegetação, um humano sem a marca da humanização. Após uma luta de força, tornam-se amigos e viajam enfrentando perigos e vivendo várias aventuras.

O verso da obra é feito em metro único e possui uma forma narrativa. A métrica, de verso heróico, é construída com vocábulos raros e metafóricos; outro detalhe é que não há limite de tempo. A estrutura é composta pelo reconhecimento, as peripécias e as catástrofes, uma típica aventura de grandeza épica. Existem fontes que apontam que Hércules, da mitologia greco-romana, foi baseado nele.

É de clara importância o épico de Gilgamesh, já que foi o primeiro a ser escrito e o que pode dar inspiração até mesmo para as mitologias que se seguiram. Hoje em dia o livro pode ser comprado pela Editora Martins Fontes. Assim como na Matemática é preciso aprender desde as unidades e dezenas, essa epopéia o levará ao mundo da antiguidade e te mostrará o fascinante mundo de deuses que formaram culturalmente diversos povos; grande sacada para escritores que buscam inspiração. Para os curiosos:

Introdução ao mito de Gilgamesh
Tabuletas traduzidas (em inglês)
Tabuletas traduzidas (Orkut)

Espero que tenha gostado, até a próxima!

Nenhum comentário: