domingo, 27 de abril de 2008

O Príncipe Caspian

Tenho esperado esse filme desde que terminei de ler os sete livros que compõem a série As Crônicas de Nárnia. Traição, fuga e revolta, tudo isso forma a essência do que se passa em uma das melhores narrativas de toda a série, O Príncipe Caspian. Outro ponto que fortaleceu essa espera foi a bela adaptação cinematográfica realizada pela Disney do livro O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa. Porém, com a demora com que são entregues muitas adaptações de cinema, fiquei bem por fora do desenvolvimento do longa-metragem. Só nesses dias, quando fui intrigado ver quais filmes estavam em cartaz no cinema aqui da cidade, é que vi aquele imenso pôster, no qual apareciam Caspian e os quatro irmãos Pevensie. A partir daí, com algumas pesquisas básicas no Omelete, achei imagens, trailers, prévias de jogos, outros pôsteres, muitas coisas relacionadas ao filme, que já tem data de lançamento: 16 de Maio de 2008!

Muitos intelectuais, ateus na sua maioria, detestam qualquer obra da série d'As Crônicas de Nárnia. Motivo? Oras, bastam as citações cristãs que C. S. Lewis inseriu na narrativa; o que na minha opinião não influencia em nada para um leigo, todavia mesmo se influenciasse, é ainda um ponto de vista do autor, portanto deve ser respeitado.

A trama é a seguinte: a época de paz e harmonia sobre as terras de Nárnia é apenas uma lenda. A dominação por parte dos telmarinos só trouxe a pressão sobre todos os narnianos, que não tinham mais o direito da liberdade e eram obrigados a viver escondidos. Caspian, detentor do direito de sucessão, anseia a antiga Nárnia, onde todos eram livres. Porém é obrigado a fugir quando seu tio Miraz tem um filho homem e, portanto não precisa mais manter seu sobrinho vivo. Caspian é acolhido pelos narnianos fugitivos e passa a ser vistos por eles como o verdadeiro rei de Nárnia. O desejo de rebelião é unamine, mas Caspian precisará da ajuda dos Antigos Reis para libertar seu povo das garras dos telmarinos!


O livro, que foi escrito em 1951, receberá maior destaque agora com a adaptação, e mostrará que C. S. Lewis soube mais do que escrever um livro; soube escrever uma saga na qual podemos extrair lições para a vida. Tocante, não? Fiquem aqui então com o trailer legendado. Assistam o filme e depois, se gostarem, leiam o livro (só não digo para lerem primeiro, pois, com quase toda certeza, acharão a adaptação desprezível e medíocre).



Até a próxima camaradas!

Nenhum comentário: