quinta-feira, 2 de agosto de 2007

A Bússola Dourada

A Bússola Dourada (ou "de Ouro", na edição mais recente do livro; The Golden Compass no original) é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials), escrita por Philip Pullman, seguido por A Faca Sútil e A Luneta Âmbar (que falarei em outra oportunidade). A trilogia rendeu ao autor os prêmios The Guardian Children’s Fiction Prize e Carnegie Prize, e a indicação da Publishers Weekly como o melhor livro de 1996 para público jovem. Tudo isso graças a narrativa envolvente e aos elementos que dão um ar de mistério ao mundo de Pullman, como a metafísica, a filosofia e a simbologia bíblica. Traduzido para 17 idiomas, Fronteiras do Universo vem cada vez mais cativando leitores, jovens e adultos, ganhando até uma adaptação cinematográfica, que estreiará no final do ano pela New Line (a mesma que trouxe Senhor dos Anéis).

A história gira em torno de Lyra Belacqua, uma menina de 11 anos que vive numa dimensão paralela, onde cada ser humano possui um daemon, um animal metamórfico que vive ao nosso lado e não podemos nos separar deles. Lyra vive na universdade de Oxford, onde brinca com seus amigos e estuda, mas sua rotina começa a mudar quando, escondida em um armário na Sala Privativa, presencia uma reunião dos Catedráticos. Nela, seu tio, Lorde Asriel, mostra fotos e diz coisas desconhecida para ela até então, como "Pó", "criança seccionada" e "panserbjornes". Algum tempo após o ocorrido, seu amigo Roger desaparece e surgem assustadores rumores de que um grupo, intitulado "papões", captura crianças para fazer experiências. Como se não bastasse tantos acontecimentos inesperados, Lyra é deixada aos cuidados da Sra. Coulter, uma mulher amigável, mas ainda perigosa, e recebe do Reitor de Oxford um presente, uma bússola de ouro.

O desenrolar da trama é sensacional, Lyra nunca pára no lugar, enfrentando diversos desafios junto de seus vários amigos, como Iorek, o urso de armadura, para salvar seu amigo Roger, descobrir o enigma que é o "Pó" e sua ligação com a Igreja, e entender o significado da bússola de ouro.

Este é o site do filme, que até agora se manteve fiel a série, alegrando todo mundo que teme uma má adaptação. Vamos esperar até o final do ano, quem sabe não sai algo tão épico quanto Senhor dos Anés, não é?

Um comentário:

Anônimo disse...

Também prometo ler Bússola de Ouro! :P