domingo, 18 de novembro de 2007

A Pedra Encantada de Brisingamen

Um autor desconhecido e um livro com um título no mínimo curioso. Quem conhece a mitologia nórdica dificilmente deixaria escapar um livro envolvendo a pedra brisingamen; e foi o que ocorreu comigo. Alan Garner, autor do livro, é um escritor britânico de fantasia muito aclamado pelo público infantil, apesar de não gostar de ser conhecido simplesmente por "um escritor infantil", já que seus livros tem um conteúdo um tanto sombrio. Seus livros quase sempre são ambientados nos locais onde passou a infância, como Alderley e a planície de Cheshire (locais de grande importância no livro em questão). Sua bibliografia inclui além d'A Pedra Encantada de Brisingamen, A Lua de Gomrath, A Maldição da Coruja, Elidor, entre outros; apesar destes serem os únicos traduzidos. Philip Pullman, criador da trilogia Fronteiras do Universo, é um grande admirador de Garner, e garante que A Pedra Encantada de Brinsigamen é um "clássico da literatura infantil".

Após o misterioso prefácio, a trama se desenrola com os irmãos Colin e Susan, que vão passar um tempo na casa da ex-governanta de sua mãe. O local, isolado dos centros urbanos, tem um toque de serenidade, mas coisas estranhas começam a acontecer, como uma estranha mulher que insistiu loucamente em dar uma carona aos dois, mesmo sabendo que estavam perto de casa. A curiosidade das crianças é mais forte que a lendas acerca das misteriosas cavernas (e principalmente a sobre o "Mago"), assim elas não perdem tempo e decidem vasculhar cada fenda nos morros gritando Abracadabra. Nessa expedição infelizmente elas topam com estranhas criaturas descarnadas e sombrias que começam a perseguí-las. O azar acaba apenas quando Colin e Susan são salvos pelo tão grandioso "Mago", que por fim os levam para as profundas cavernas de Fundindélfia.

Essa estranha caverna guarda em seu coração cento e quarenta valorosos guerreiros, que adormecidos esperam pela batalha que se erguerá durante a volta de Nastrond, o grande espírito das trevas. Para que os guerreiros possam resistir ao tempo, um grande encantamento, tão poderoso que nada pode quebrá-lo, foi selado no coração de uma pedra, nomeada Fogofrio. Porém Cadellin, o "Mago", a perdeu, tudo graças a avareza de um fazendeiro. Colin e Susan, aflitos e ansiosos com a história, tomam para si a missão de encontrar e resgatar a pedra, mas para isso precisarão de muita coragem.

O tom usado no desenrolar da narrativa tende a deixar a trama parecendo previsível, mas só lendo até o fim para ficar surpreso e descobrir que o livro apresenta apenas um décimo do que poderia ser a história, dando um fim com um gostinho de "quero mais". Fiquei muito feliz ao descobrir que esse "quero mais" se encontra na sequência A Lua de Gomrath.

Para quem deseja muita aventura a base de fugas mirabolantes e anões desbravadores, A Pedra Encantada de Brisingamen é um prato cheio. Leitores de Crônicas de Nárnia adorarão, amantes de O Senhor dos Anéis talvez farão apenas comparações, mas o que vale é a criatividade da narração, por isso livro mais do que recomendado. Para quem deseja um pouco mais sobre:

Site com tudo sobre Alan Garner (não é oficial e está em inglês)

Até a próxima meus caros!

4 comentários:

Anônimo disse...

Estava pesquisando na internet sobre alguns livros que pretendo ler, assim encontrei seu blog quando li o nome do livro A Pedra Encantada de Brisingamen, logo entrei para fasculhar seu site, pois não tinha achado ainda comentarios sobre este maravilhoso livro que descobri fuçando a biblioteca publica, parabens pelo blog! Agora sempre vou dar uma olhadinha nele ^^

Anônimo disse...

Desculpe os erros de português estava digitando muito rápido.

Anônimo disse...

Ola!
Gostei muito do seu blog,bem criativo...
Mas gostaria de saber se você sabe onde posso baixar "A pedra encantada de Brisingamen". Ja procurei por tudo mas não achei.
Vou vim seguido em seu blog para ver sua resposta... Por favor me ajude.
Vlw

Cezar Berger Junior disse...

Situação difícil! Também nunca encontrei um e-book do título, eu consegui ler através de um volume que adquiri na biblioteca... o jeito é procurar ou em sebos ou em em livarias que possam trazer uma edição do livro para você.

Aconselho dar uma olhada no site Estante Virtual, lá estão reunidos vários sebos online de onde você pode pesquisar preços. Lá você acha de tudo!