domingo, 18 de maio de 2008

Neil Gaiman na FLIP

Perdoem-me pelo atraso na postagem aqui no blog, mas é que fiquei doente bem no dia em que ia agraciá-los com essa novidade, que já nem é mais tão nova assim. Paraty, em Julho, irá cediar a Festa Literária Internacional, mais conhecida como FLIP. Tudo bem, tudo bem, a FLIP nem é tão aguardada pelos leitores de ficção, pois nunca deu a devida atenção à literatura de gênero, contudo o evento desse ano será uma exceção.

Neil Gaiman, que já esteve na terra tupiniquim em 2001 ao lançar O Livro dos Sonhos, virá para lançar pela editora Conrad a coletânea Coisas Frágeis. Não quero nem imaginar o tamanho da fila de autógrafos. Enfim, para os cariocas será dia de festa, mas para os paulistas a coisa muda de face, pois justamente nos dias em que ocorrerá a FLIP, acontecerá um dos eventos de ficção mais esperados do ano: a Fantasticon! Ou melhor dizendo, a situação se resumirá em "ser ou não ser".

Enfim, que venha Gaiman!

Um comentário:

Luiz Falcão disse...

Fala, Cezar!!!

Nós do Fabulário vamos, este ano, incurtir para a FLIP. Íamos ano passado, mas não conseguimos (preparávamos o Fanzine Beta, que foi distribuído gratuitamente no Fantasticon e no EIRPG).

Depois ainda voltamos na sexta a noite, para encarar o Fantasticon 2008!

Quanto a FLIP ser "fechada" à ficção (tenho certeza que você se refere na verdade à fantasia, ficção fantástica, congêneres...) não sei se podemos tomar isso como uma total verdade... é verdade que o "fandom" não está lá na flip, que a hitória lá é mais o "mainstream".

Além disso, há um movimento de igual intensidade e sentido contrário atuando aí: no "fandom" tudo aquilo que se parece com o "mainstream" (ou aquilo que vai pára a Flip) é de modo geral marginalizado.

Em igual medida.

Então aí está: Neil vêm para a Flip. E quem, do que está convencionado chamar de "maistream" virá para o fantasticon? (ainda que guardadas as devidas proporções).

Fora que o Neil é bestseller lá nos EUA e Inglaterra: o que o torna então, não pertencente ao "mainstream"?

Grandes Abraços
Luiz